sábado, 1 de março de 2014

Beijar-te-ei




Eu tossia com violência, mal à beça, com asma de fechar a garganta e o nariz.Era alta madrugada.Puxava o ar como se fosse um carrinho com controle. Algo separado de mim. Um vento estranho que exigisse o alcance visual.Sofria a chegada do inverno. Seria mais uma passagem tumultuada pela emergência do hospital Moinhos de Vento. Estragaria o dia seguinte de trabalho. Já estava desanimado prevendo as consequências de arrasto e das poucas horas de sono.Foi quando a banalidade me ofereceu seu milagre.Depois da nebulização, já tranquila com a medicação, Juliana pegou com vontade a minha mão esquerda e beijou meus olhos.Beijou os dois olhos em sequência. Beijou minhas pálpebras como se fossem lábios. Umedeceu meus olhos com sua saliva.Não parava de acalmá-los com seu perfume. Sua boca caminhava de um lado para o outro, como uma compressa de febre.E vi o quanto ela me desejava.Quem beija a boca está apaixonado. Mas quem beija os olhos de seu homem está amando verdadeiramente.Beijar os olhos é ter medo de perder quem a gente quer, é ter medo da viuvez, da solidão, do abandono, de nunca mais ser feliz.Ninguém beija os olhos à toa, por distração.Beijar os olhos é uma demonstração de apego, de urgência, o equivalente a uma serenata na janela.Não é para qualquer um, é um gesto pensado, decidido, orquestrado pelos nervos e solicitado por todo o sangue do corpo.É o auge da delicadeza. É quando a feição se abre em corredor do altar.É o cume da sutileza, manifestação maior de confiança.Beijar os olhos de um homem é a mesóclise da vida a dois. A mesóclise é linda, mas rara, deve ser usada em ocasiões muito especiais.Uma mulher somente beija os olhos de seu homem porque chorar não é mais suficiente. E chora com a própria boca em outros olhos. Sua língua é uma lágrima emprestada.Trata-se de um beijo que rouba o rosto inteiro. Um comprimir confuso, sincero, impetuoso.Talvez seja uma confissão mais do que beijo. Talvez seja um voto de fidelidade. É o instante em que ela aceita que o tempo não existe no amor, o que existe é a palavra dada.Beijar os olhos de um homem é um pedido de casamento feito pela mulher.

Não me curei da asma, mas, desde aquela noite, meus olhos respiram muito melhor.

Nenhum comentário: